RIO TAVARES - Califórnia à brasileira
- ócio atômico
- 25 de jul. de 2015
- 3 min de leitura

quem pensa que floripa se destaca só pela beleza das praias e qualidade das ondas, é porque não conheceu o Rio Tavares! praticamente inabitado na década de 90, o bairro é hoje um pólo do skate com mais de 30 pistas espalhadas pela vizinhança, algumas delas abertas ao público.
as semelhanças com a califórnia não se limitam ao fato de surfista e skatistas circularem pelas mesmas ruas, ambos vivem a essência do esporte em comunhão com a natureza, onde música, arte, comportamento e até gastronomia se fundem em uma só cultura. em um lugar cercado por vegetação, pastos, dunas e claro, a praia.
#"desenvolvimento à vista!"
a busca por um lugar na ilha com custo de vida acessível, próximo à natureza e com pouco crowd, trouxe muitos moradores novos ao RT, que é também a principal via de acesso do leste ao sul da ilha. consequentemente, a especulação imobiliária trouxe melhorias na estrutura do bairro, que hoje conta com um vasto comércio além de um bom posto de saúde e até uma unidade de pronto atendimento, ao custo claro, de um aumento considerável no valor do m² e aluguel.
o comércio típico de bairro também marca presença, mas até o "mercadinho d'esquina" tem a cara do RT: mesas e paredes cheias de arte, produtos de qualidade e uma galera saudável e simpática, do tipo que tá de bem com a vida e não precisa ser falso pra ter um sorriso no rosto! deve ser efeito da vizinhança...
o bairro ainda tem ótimas e diferentes opções gastronômicas, como o artesanal e sem glúten Taco Real, o mineirinho Uai de Minas e as delíciosas pizzas da Allegro e da tradicional Pizzaria do Cica.
#Pico da Cruz

falar do Rio Tavares e não citar o Pico da Cruz seria desonesto. pois é lá, depois das dunas que o mar revela seu encanto. entre as praias do Campeche e Joaquina, além das trilhas que levam até a praia, está um pico quase intocado, onde só os pés podem te levar. lindo por natureza, com kms de dunas e vegetação ao longo da praia e ondas que fazem juz ao espírito da costa leste da ilha.
no caminho até a praia, uma vizinhança tranquila, com aquele ar comunitário, muito verde, crianças brincando na rua, muros grafitados e postes decorados.





pelas quebradas do RT você vai encontrar trampos de artistas como Rodrigo "RIZO", Marcelo "Barnero", Rica de Lucca "Alma73", Ewerton "toy", Estevão Mattos "e.mattos", Thiago Furtado "Valdi Valdi", Gabriel Young "Gael", Paulo "Nöia", João "Vejam", Gabriel "San" e não posso esquecer da Lis Onda, artista que reune a galera pra decorar postes e preparar os mosaicos que dão mais vida ao leste de floripa.


seja onde for, não há lugar onde o hábito da carona seja mais comum que no RT. passei mais de ano pegando carona pra ir e voltar do trabalho quando fiquei sem bike e posso dizer que isso agregou muito à minha experiência com a região.
Lagoa, UFSC e UDESC são destinos comuns e não demora pra se conseguir uma - ainda bem, porque o transporte público de Floripa deixa muito a desejar...
então, quem precisar de uma carona por lá, é só ficar num lugar com espaço pro carro parar e esticar o dedão. melhor se tiver uma lombada ou algo que diminua a velocidade do fluxo - como no ponto do (ex)colégio. mas lembre-se, apesar de comum, não se pode garantir que seja sempre seguro, principalmente no caso das mulheres. fique ligeiro!
eu mesmo nunca tive problemas, pelo contrário. conheci muita gente, fiz amizades e ainda chegava antes do horário! sem falar na tal da caronha, mas isso, já é outro papo, hahah...
#R.T.M.F. caminhando por uma das tradicionais "5 ruas" você encontra a Pousada Hi Adventure, que na década de 90 já teve sua pista conhecida como "bowl do Léo" (Kakinho) e que foi uma das responsáveis por consolidar a volta do bowl no Brasil.

a pista é privada, com eventos como as noites Old School, mas qualquer um pode fazer sua session ou ter aulas num lugar que é refência de qualidade. tanto é que ninguém menos que o cinco vezes campeão mundial Pedro Barros, cresceu e evoluiu ali. e falando nele, a casa do cara é outro spot insano da galera do R.T.M.F., com um ramp monstro, pista de street e um bowl nível "Campeonato Mundial" que recebeu o Red Bull Skate Generation até o ano passado. e tudo isso aberto à comunidade!
aí eu te pergunto, como é que eu vou querer morar em outro lugar?!
Comments